Dicas para parar de fumar ou não.


Agora é lei . É proibido fumar em bares, restaurantes, áreas comuns de condomínios e hotéis, em táxis e carros oficiais. A lei veta até os fumódromos de empresas privadas . É proibido fumar em locais ” total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas”. O fumante que desejar fumar, deverá estar ao ar livre. A lei já está em vigor em São Paulo , Rio de Janeiro e promete estender-se a outros estados.
Parar de fumar é a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde. Inúmeros estudos mostraram que o tabagismo pode levar a problemas graves de saúde, não só para o fumador, mas também para não-fumantes -ou seja- os fumantes passivos. Nunca é tarde demais para parar, e se você quer ser chamado de um não-fumante, aqui estão algumas dicas para ajudar a fazer isso acontecer.

1. Pense em uma razão poderosa e específica que para parar. Algo que é tão importante como por exemplo : evitar que sua família te visite no hospital, porque você tem câncer de pulmão será forte o suficiente para compensar o seu desejo de acender um cigarro.

2. Não tente parar “friamente”. Estatísticas mostram que 95% das pessoas que pararam sem terapia ou medicação voltam aos velhos hábitos. Assim pense em deixar a nicotina lentamente. Utilizar a goma de nicotina ou adesivos para minimizar os sintomas da esmagadora abstinência que incluem depressão, nervosismo e raiva.

3. Livrar-se das provas. Uma vez que você decidiu parar de fumar, livre-se do seu esconderijo secreto de cigarros, isqueiros e cinzeiros. Lave todas as suas roupas, cortinas, cobertores e tudo o que cheira a fumo. Use purificadores de ar em sua casa ou carro, porque o menor cheiro pode facilitar uma recaída.

4. Evite gatilhos que fazem você querer acender um cigarro . Beber, sair com os colegas fumantes, e estresse são causas comuns que impulsionam o seu desejo de fumar. Portanto, evite-os a todo custo.

5. Tenha um grupo de apoio . Se a sua família, amigos e colegas sabem que você está tentando parar de fumar, podem incentivá-lo . Participe de um grupo de apoio com outras pessoas que também tentam parar , isso pode aumentar as suas chances de sucesso.

6. Encha-se de frutas, vegetais e lacticínios com pouca gordura. Um estudo de Duke University mostra esses alimentos fazem um gosto terrível aos cigarros .

7. Exercício. Trabalhar fora podem reduzir ânsias da nicotina, de modo a manter-se com uma rotina de exercícios regulares. Ele também vai ajudar a evitar o ganho de peso durante a tentativa de parar.

8. Não desista. É comum que uma pessoa pare de fumar várias vezes antes de parar para sempre. Então continue tentando até que você possa chamar a si um não-fumante :)

0 Deixe sua opinião!: